Vampiros



O que são vampiros?

Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue), independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva (wikipédia).
Durante os milênios, muitos estudiosos tentaram dar uma resposta exata para esta pergunta, sem sucesso. Todas as culturas do nosso planeta, praticamente, apresentam histórias sobre vampirismo, do Oriente Médio a Europa Oriental, passando pela África e Américas. Em comum entre as muitas histórias de Vampiro pelo mundo, apenas alguns dados fundamentais: Vampiro é uma criatura das trevas, imortal (ou quase), e que se alimenta de sangue. 



Espelhos

Na Idade Média, acreditava-se que o reflexo de uma pessoa em qualquer superfície espelhada era a imagem de sua alma. Como Vampiros não têm alma, não poderiam emitir ou refletir a luz, e nem produzir sombra. Pelo contrário, todos sempre afirmaram o estrago que a luz direta do sol pode fazer em um Vampiro desprevenido. Por isso, Vampiros não costumam aparecer em espelhos ou imagens fotográficas. Mas não se enganem: “aparecer” em uma fotografia é um truque relativamente simples para um Vampiro experiente, tanto como "fabricar" uma sombra, que quase sempre é distorcida... Quanto aos espelhos, tanto podem denunciá-los quanto protegê-los. Segundo algumas tradições, um Vampiro posicionado entre dois espelhos não pode ser exterminado, pois está protegido pelo Infinito... 




Como afastar um vampiro

Na Literatura Vampírica, algumas recomendações são recorrentes na tarefa de manter um vampiro afastado do lugar onde você mora. 

Não Convide - Nunca convide um vampiro a entrar na sua casa. Segundo a lenda, eles não podem entrar em nenhum lugar onde não foram chamados, principalmente Igrejas e outros templos religiosos. Uma vez convidado, porém, o Vampiro entrará sempre que quiser, sem qualquer resistência... 

Alho - A aversão que os Vampiros têm pelo alho é conhecida no mundo inteiro.  Em alguns lugares remotos da Europa Oriental, esta crença é tão arraigada que, se um forasteiro se recusar a comer alho, logo será tratado com desconfiança por toda a comunidade. Para muitos povos, as flores do alho têm os mesmos poderes do tempero. 

- Crucifixos, Hóstias, Água Benta e outros símbolos religiosos de qualquer religião afastam vampiros, mas tem que possuir fé verdadeira. 

Água Corrente - um vampiro não pode cruzar qualquer filete de água que esteja escorrendo. 

Imortalidade - Um vampiro é imortal. É muito difícil vencer um vampiro.





Como Matar um Vampiro?

Estaca, o Fogo, o Sol e o Ritual, são as única coisas que matam esse imortal. 

A Estaca - grande maioria dos caçadores de vampiros, senão todos, tem como arma principal uma tradicional estaca de madeira, que deve ser cravada no peito do Vampiro. Mas flechas de arco ou de bestas também funcionam.

O Fogo - o fogo também continua a sendo uma das principais armas contra os Filhos das Trevas. Em “Crônicas Vampirescas”, de Anne Rice, o fogo é apresentado como uma das duas únicas maneiras de um Vampiro morrer. No universo da autora, o Vampiro que abraçou Lestat suicidou-se desta maneira, atirando-se a um incêndio. 

O Sol - Os Vampiros sempre foram as criaturas da noite, o sol sempre foi apontado como inimigo. As justificativas mais aceitas versam que os Vampiros de gerações mais antigas (como Vlad Drácula) são imunes (ou ficam apenas enfraquecidos) à luz do sol, enquanto os Vampiros mais novos e inexperientes podem ter a pele queimada ou mesmo serem reduzidos a pó pela exposição direta aos raios solares. 

O Ritual - sempre envolve coisas muito elaboradas, conduzidas por um sacerdote, e que se destinam, em última análise, a destruir todos os vestígios do Vampiro. O principal deles envolvia o decepamento da cabeça e esquartejamento do corpo, que teriam de ser incinerados em lugares diferentes, e as cinzas jogadas em água corrente... Outros rituais búlgaros mencionam clérigos que conseguiam atrair Vampiros para uma garrafa de sangue. A garrafa deveria ser arremessada numa fogueira ou numa caverna, o que obrigaria o Vampiro a voltar para as trevas. Qualquer que seja o Ritual, entretanto, o corpo do Vampiro sempre se deteriora rápido, porque, na verdade, ele está morto há muitos anos! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário